BIOMASSA DE BANANA VERDE: POR QUE CONSUMIR?

Você já deve ter ouvido falar sobre a biomassa de banana verde, mas sabe o que é? Como fazer e por que devemos consumir? Hoje vamos falar sobre essa descoberta incrível na Nutrição e o quanto a biomassa é importante para nossa saúde!
A banana além de ser um alimento barato também é muito nutritiva. Representa fonte energética devido à presença de carboidratos, além de ser fonte de vitaminas e minerais (potássio, manganês, iodo, zinco, vitaminas do complexo B e vitamina C). O que muitos não sabem é que a qualidade nutricional da banana é superior quando ela ainda está verde, comparada à banana madura!

Como usar a banana verde?

Uma das formas de consumir a banana verde é fazer a biomassa de banana verde! É muito simples: higienize as bananas verdes e coloque para cozinhar com as cascas, por 20 minutos, em uma panela de pressão. Retire a casca, amasse e utilize nas receitas. Você também pode congelar a biomassa para uso posterior.

A polpa da banana verde permite a elaboração de alimentos, como pães, massas, maionese e patês. Sua aplicação nos alimentos não altera o sabor, além disso, melhora a qualidade nutricional destes alimentos devido ao conteúdo de fibras, vitaminas e minerais.

Quais os benefícios da biomassa de banana verde?

A biomassa contém fibras solúveis e insolúveis, amido resistente, um carboidrato complexo que não é digerido pelo nosso corpo e funciona como prebiótico, serve de alimento para as bactérias que colonizam nosso intestino, ou seja, as bactérias benéficas. Dessa forma, as bactérias boas podem proteger nosso intestino das bactérias maléficas e danosas à saúde.

As fibras são importantes para aumentar o bolo fecal, reduzir o tempo de trânsito intestinal, melhorando o funcionamento do intestino e, consequentemente, evitando constipação e prevenindo câncer do intestino.

Além disso, a biomassa de banana verde possui baixo índice glicêmico, contribuindo para a produção de refeições mais saudáveis, sendo útil para pessoas que possuem diabetes e também para quem deseja evitar esse mal, e ainda para pessoas que desejam perder peso, pois possui grande quantidade de fibras que aumentam a saciedade e reduzem a absorção de glicose e colesterol.

Em quais receitas pode utilizar a biomassa?

A biomassa de banana verde pode ser utilizada em várias receitas: pães, maionese, patê, requeijão, brigadeiro, etc.

Separamos 3 receitas contendo a biomassa de banana verde. Você vai amar!

Requeijão cremoso de biomassa
Ingredientes:
1 xícara de biomassa de banana verde
Suco de ½ limão
Sal a gosto
2 colheres de sopa de azeite de oliva
½ colher de chá de açafrão

Botando a mão na massa:
Bata no liquidificador e refrigere. Você também pode adicionar temperos naturais para incrementar o sabor!

Maionese caseira de biomassa
Ingredientes:

1 xícara de chá de biomassa de banana verde
½ xícara de chá de água quente
3 colheres de sopa de azeite de oliva
Suco de ½ limão
Uma pitada de sal
Temperos verdes como salsinha, cebolinha, orégano, tomilho, manjericão… (Escolha o seu)

Botando a mão na massa:
Mais fácil que essa impossível. Bata tudo no liquidificador, acerte o sal e pronto! Fácil, não é? Caso queira mais cremosa adicione mais água quente.

Brigadeiro branco
Ingredientes:
1 copo médio de leite de coco caseiro
1 colher de sopa de mel
½ xícara de chá de biomassa de banana verde
1 colher de sopa de farinha de amêndoas

Botando a mão na massa:
Em uma panela misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio até a massa desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar e leve ao congelador por aproximadamente 3h. Retire do congelador, faça bolinhas e passe no coco fresco ralado.

FONTE:>>>https://vidafuncional.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *