Pés frios? não os subestime: confira a causa

Ter que lidar com os pés frios não é apenas uma consequência das baixas temperaturas que ocorrem durante os meses de inverno. Muitas vezes, na verdade, a causa desta condição pode também ser uma doença ou também um trastorno físico. Sofre de pés frios, por exemplo, quem é anêmico e quem têm uma deficiência de vitamina B 12, que determina a absorção de ferro. Mesmo a candidíase pode causar este problema: este fungo pode causar vários transtornos e, junto com os sintomas de artrite, congestão nasal e erupções cutâneas, temos também os pés frios. Além disso, vale a pena saber que o hipotireoidismo e alergias são possíveis razões para a baixa temperatura dos pés.

Como se sabe, no entanto, a principal razão é muitas vezes uma circulação sanguínea não adequada: o frio, resumindo, é o efeito causado por um outro transtorno. Os membros inferiores, em cada caso, podem ser aquecidos por meio de remédios naturais fáceis de praticar, que intervêm diretamente na circulação sanguínea, que deve ser mantida, o mais possível ativa. O vinho tinto é um produto otimo , já que tem a vantagem de favorecer a vasodilatação e ao mesmo tempo de fortalecer os capilares e as veias. Entre os alimentos recomendados temos também o mirtilo vermelho, que é apreciado por sua quantidade considerável de antioxidantes: pode ser útil, por exemplo, preparar uma infusão feita a partir desse fruto, com 20 gramas de folhas em infusão durante um quarto de uma hora.

 

 

Outro remédio natural eficaz contra os pés frios é a alo e vera, que contém muitos minerais, muitas vitaminas e muitos antioxidantes. Não ignore a compressa quente de hera, para prepará-la é suficiente ferver 100 gramas de folhas que devem ser deixadas em infusão por quinze minutos: depois disso o líquido obtido pode ser filtrado e utilizado para as compressas e emplastres, que devem ser aplicados com um pano de algodão. Uma ajuda significativa para dizer adeus aos pés frios pode vir de consumo de pimentões frescos e chás de gengibre. Claro, não se pode esquecer dos banhos de pé: são ótimos aqueles frios tanto como os quentes, desde que não sejam quentes demais.

 

Para estimular a circulação sanguínea pode ser usado também o yoga, ou massagens que devem ser realizados diretamente nos pés com a ajuda de um pouco de óleo. A guerra contra os pés frios pode ser combatida até na mesa, tentando introduzir em sua dieta alguns produtos específicos: tofu e legumes, por exemplo, fornecem uma excelente oferta de ferro, e você deve prestar muita atenção para o consumo de sal , que – como você sabe – pode ser muito prejudicial para as pernas e para a circulação. Acabam na lista negra também as bebidas que contenham álcool, enquanto entre os alimentos que nunca devem faltar, há o agrião e o espinafre, que são ricos em ferro e vitamina C, bem como repolho, brócolis e as couves-de-Bruxelas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *